quarta-feira, dezembro 13, 2017

Como fazer um currículo para o meu primeiro emprego

Na vida de muitos, o primeiro emprego é um desafio. As etapas na vida do jovem brasileiro à procura da primeira chance no mercado são obscuras, tortuosas, injustas e, às vezes, até eliminatórias. Por isso, para o profissional começando no mercado, elaborar um currículo capaz de ressaltar as suas potencialidades ajuda no processo.

Aprenda como montar o currículo para o primeiro emprego

E isso é importante porque as oportunidades profissionais disponíveis para o jovem aprendiz, recém-formado ou sem experiência continuam escassas. Apesar do incentivo empresarial e político, as vagas de emprego ainda são disputadas à tapa. E o pior: nem sempre as funções são acompanhadas por salários dignos. Até hoje, estagiários e aprendizes são pagos com a chamada bolsa-auxílio -- pagamento baixo e sem benefícios.

Mas o que, realmente, você precisa fazer para montar um bom currículo? Quais são as colocações apropriadas para o primeiro emprego? Qualificações e cursos voluntários são o suficiente? Vale a pena dar uma floreada nas experiências?

Para o primeiro emprego, o currículo é tão importante quanto o vestibular ou a prova final de curso são para o ensino médio. Ele determina a sua trajetória no mercado de trabalho. Basicamente, o documento é capaz de indicar em quanto tempo você receberá a primeira proposta de emprego e se a apresentação de si mesmo é atraente o suficiente.

Claro, nem todo mundo domina esta arte. Aprenda com a gente como alcançar o primeiro emprego. Seguindo o guia definitivo para montar o currículo ideal, você será capaz de vencer o obstáculo de vida profissional da maioria das pessoas.


1. Chegou a hora: o que colocar no currículo?



O Que colocar no currículo?

O primeiro emprego é uma tarefa difícil. A lista de habilidades requisitadas estende-se de formação acadêmica à experiência profissional. Parece contraditória, mas, mesmo no caso de jovens estudantes, a experiência profissional é requisitada. Como provar que sou bom no que faço?

As empresas que tem intuito de contratar profissionais inexperientes querem currículos com boa formação colegial, variedade de cursos técnicos, atividades voluntárias ou experiência do jovem em intercâmbio internacional.

Portanto, no seu primeiro currículo, você deve apostar em quatro informações básicas: dados de identificação, formação acadêmica, experiência extracurricular e atividades profissionais. As quatro devem conter os seguintes dados:

  • Dados de identificação: nome completo, idade, estado civil, endereço e telefone para contato.

  • Formação acadêmica: instituição de ensino na qual se formou, ano de conclusão do curso, habilitação, quantidade de créditos, certificação de estágio obrigatório (se houver) etc.

  • Experiência extracurricular: atividades voluntárias, cursos de verão, participações em congressos, iniciativas inovadoras, conhecimento em informática

  • Atividades profissionais: certificações em curso técnico e de idiomas

Em todas as seções, ao especificar uma atividade desenvolvida ou cargo, não esqueça de nomear a empresa corretamente (olhe no site institucional, é uma boa pista). Tenha o cuidado de quantificar o tempo em que colaborou para determinada organização.


2. O segredo para o currículo ideal



O Segredo do currículo ideal e impecável para o seu primeiro emprego

O guia definitivo para montar o currículo ideal ensina que não existe uma fórmula perfeita. Para conseguir o primeiro trabalho, a chave dos profissionais são a honestidade e qualidade do material apresentados.

Honestidade


Não minta no seu currículo! Essa dica velha vale a pena ser rememorada. A honestidade é uma ferramenta fundamental na construção do seu currículo. Você pode se perguntar: hoje em dia, alguém ainda tem coragem de mentir no currículo? Sim, e quando falamos em “mentira” não significa, necessariamente, grandes enganações.

Se você está montando o seu primeiro currículo, certamente não terá muito o que dizer sobre suas experiências profissionais. Por isso, escolher o que colocar no currículo é um desafio. Nessa empreitada, cargos voluntários ou cursos de extensão fictícios podem ser maquiados e inventados para suprir essa falta.

Você pode achar que está fazendo certo, mas fique esperto! Não se engane ao pensar que a sua mentira, por ser pequena, é uma bobagem. Isto pode definir todo o processo pelo qual você irá passar com a empresa.

Os departamentos de recursos humanos alertam para a imagem do profissional pego em uma mentira. É verdade que o recrutador nem sempre conhece a fundo o cargo ou função inventada pelo candidato. No entanto, estes profissionais são treinados para detectar, ao longo da entrevista, fatores de desconfiança. Por exemplo, a falta de experiência pode denunciar a sua mentira. Seja honesto na sua apresentação profissional! Esse é o seu cartão de entrada para o mundo profissional.

Qualidade


A qualidade do material posto no primeiro currículo é importante para a construção da imagem do candidato. Os recrutadores das empresas não tem tempo de contemplar e revisar todos documentos entregues, ou seja, quanto mais claro, objetivo e correto estiver o seu currículo, melhor.

Siga a dica do nosso guia, essa atitude fará você ganhar pontos com a organização na qual está pleiteando a vaga! Para o seu currículo ser selecionado entre milhares, ele precisa ser um arquivo fácil de ler.

Fique ligado nas dicas sobre como alcançar o primeiro emprego e montar o currículo.


3. Ferramentas online para ajudar no currículo



Ferramentas gratuitas para montar um currículo online

A internet oferece muitas ferramentas interessantes para o jovem em busca do primeiro emprego. Ser selecionado para uma entrevista de emprego também depende do uso das tecnologia disponível. Afinal, o profissional de qualidade está antenado às revoluções da sua época.

Tendo em mente o orientado anteriormente (não minta no currículo, produza um material de qualidade e apresente os seus dados de maneira clara e objetiva), utilize as ferramentas a seguir para tornar a experiência mais profissional.

  • Google Docs. A ferramenta de compartilhamento de textos é inovadora em todos os sentidos. Além de permitir o trabalho em artigos de maneira integrada e online, recentemente, apresentou uma novidades aos seus usuários: modelos prontos de arquivos. Existem alguns modelos de currículo, basta selecionar o documento conforme o objetivo de emprego. A facilidade da ferramenta oferece praticidade para o jovem em busca do primeiro emprego.

  • Canva. No site o usuário assume o papel de designer e produz currículos elaborados por meio de ferramentas criativas. Assim como o Google Docs, esta plataforma também disponibiliza modelos prontos de arquivos. Vale a pena conferir e despertar o artista em você!

  • Vagas. O banco de currículos online Vagas tem milhares de empresas contratando por lá. Para candidatos, o site oferece ferramentas gratuitas, testes e download do currículo. Se você anexar uma foto, fica bem legal e pessoal. Isso costuma atrair os recrutadores.

  • Geradores de currículo online. Na internet existem sites que geram currículo online no formato PDF, outra ferramenta legal.

Viu só? Basta arregaçar as mangas para conseguir o seu primeiro emprego!


Receba novidades
Gostou do artigo? Cadastre o seu e-mail e receba dicas valiosas
Próximo artigo Próximo artigo
This Is The Oldest Page
Próximo artigo Próximo artigo
This Is The Oldest Page
 

-